quinta-feira, 26 de março de 2009

As cartas que eu nunca recebi

Talvez seja por um descuido meu, talvez sejam as consequencias de um mundo tecnológico, mas sinto as relações cada vez mais líquidas. E não por fluírem com facilidade, pelo contrário, elas parecem nunca terem se caracterizado uma relação para poderem se dar ao luxo de fluir.

Eu não sei bem quando um encontro foi substituído por uma visita ao orkut, mas tenho convicção de que é mais normal do que parece. Basta uma olhadinha básica e, pronto, foi-se a saudade, a curiosidade e qualquer chance de um contato. Se houver um pouquinho mais de disposição, quem sabe, você não é contemplado com um recado. E dê-se por satisfeito!

Sinceramente, esses canais virtuais são ainda mais depressivos que uma foto. Pelo menos, com a foto, existe uma lembrança, um momento, um vínculo. Uma página de orkut é só um layout na tela do seu computador, você é só uma foto preenchendo o espaço reservado aos amigos, e nada daquilo é real, sequer, tangível.

Lembro, em especial, de duas cartas que recebi na adolescência, quase simultaneamente (deve ter sido a passagem de um cometa que causou uma inspiração mútua... É a única explicação que encontro para tal acontecimento). A primeira chegou com 4 anos de atraso. Um antigo namorado enviou contando-me que o nosso término tinha servido para ele dar mais valor as coisas que possuía. Chorei, mas chorei muito ao lê-la. Não porque era apaixonada pelo rapaz, mas por ver sua letra trêmula no papel, por um pequeno coração que ele havia desenhado no canto da folha, quase imperceptível, pelo carimbo do envelope de Ouro Preto. Estava tudo ali, eu o reconhecia em cada detalhe daquela carta e chorei por ter sido feliz, por ver o carinho que ele tinha pela nossa curta história.

A segunda, chegou quase uma semana depois, era do meu exnamorado. Ao pegar o envelope, estremeci. Recordo perfeitamente como se tivesse acabado de acontecer. Ao abrí-la, uma folha frente e verso totalmente preenchida. Ele detestava escrever, não mostrava muito seus sentimentos, e para ele a condição “namorando” já era substancialmente uma prova de amor e, portanto, impassível de ser discutido. A carta começa assim: “Agradeço a Deus por ter você em minha vida, pois foi com a sua chegada que aprendi o que significa amar”... Fazem 7 anos que eu as recebi e sempre que as leio, sinto a mesma emoção.

Não que eu seja piegas, só estou tentando compreender como alguém consegue sufocar a saudade com uma janelinha de MSN. E ainda assim, inúmeras pessoas se apaixonam todos os dias dessa maneira. Ah, Ok! Eu confesso: já me empolguei com uma janelinha de MSN! É triste, é lamentável e é platônico!

Sim, platônico, prazer! Ou vai dizer que dá para existir sentimento em uma relação onde não existe toque, cheiro, olhares? Onde não existe uma voz! Ah, por favor, pelo amor da Minha Nossa Senhora Protetora das Virgens Solteiras, como acreditar em meia-dúzia de palavras que você nem sabe para mais quantas estão sendo ditas, e o pior, ao mesmo tempo?!


__Dá para acreditar em tudo que você lê?__

oOo Nany oOo diz:
Vc me ama?
Conrado " móderrélms a fandanguêra,,,." diz:
sim
oOo Nany oOo diz:
De verdade?
Conrado " móderrélms a fandanguêra,,,." diz:
sim
Conrado " móderrélms a fandanguêra,,,." diz:
mas essa realmente é uma pergunta dificil
oOo Nany oOo diz:
Vc quer alguma coisa de mim?
Conrado " móderrélms a fandanguêra,,,." diz:
vc
oOo Nany oOo diz:
Do jeito que eu sou?
Conrado " móderrélms a fandanguêra,,,." diz:
talvez
oOo Nany oOo diz:
Seria capaz de ceder ou mudar para me fazer feliz?
Conrado " móderrélms a fandanguêra,,,." diz:
depende em q
Conrado " móderrélms a fandanguêra,,,." diz:
tbm ñ pediria q vc mudasse por minha causa
oOo Nany oOo diz:
Então vc não acredita nessa relação?
Conrado " móderrélms a fandanguêra,,,." diz:
muito pouco
oOo Nany oOo diz:
e vc acha que vale a pena amar alguém q vc não acredita ter futuro?
Conrado " móderrélms a fandanguêra,,,." diz:
sim
Conrado " móderrélms a fandanguêra,,,." diz:
o amor está sobre todas as coisas



E, olha, que eu nem mencionei a pseudotragédia que é para colocar um fim nessas histórias. Simples, rápido e livre de quaisquer contra-indicações: basta clicar como botão esquerdo em cima do nome da pessoa, marcar a opção excluir contato, após bloqueá-la, e pronto! Você se livrará de um encosto até o próximo fim de semana quando, invariavelmente, conhecerá outra pessoa e começará tudo de novo.

É tudo tão descartável que você não precisa se dar ao trabalho de estar com alguém, basta permanecer algumas horas logado a internet e sua próxima conquista está pronta para ser iniciada.

Desculpa, mas eu deletei isso da minha vida. Quero a tecnologia ao meu favor. Quero que ela mantenha a proximidade, apesar da distância. Quero alguém que se dê ao trabalho de me fazer rir e esteja próximo o suficiente para ouvir. Quero alguém que eu possa ver os olhos brilharem ao sentir o meu perfume. Quero alguém que ao dizer que sente a minha falta possa tocar a minha pele e vê-la arrepiada. E, não der em nada, tudo bem, eu só preciso sentir que foi real.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você também pode compartilhar as suas divagações, só utilize o bom-senso, ok?!

 
BlogBlogs.Com.Br